quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Ordem Maçônica Mista Internacional Le Droit Humain: Origens e seus Fundadores



Pelo ano de 1880 um grupo de Lojas Simbólicas, sob a jurisdição do Supremo Conselho de França, deliberou fundar uma Grande Loja, que foi conhecida como "La Grande Loge Symbolique Ecossais de France". Imbuídas de ideais progressistas, entre os quais o de franquear a Franco-Maçonaria às mulheres, essas Lojas tomaram várias iniciativas nesse sentido.
Por essa época, Maria Deraismes, jornalista e militante pelos direitos da mulher e da criança, e o Dr. Georges Martin, senador, conselheiro geral do Departamento do Sena e conselheiro municipal de Paris, empreendiam campanhas a favor dos direitos cívicos e políticos das mulheres, da defesa dos direitos das crianças oprimidas, contra a intolerância clerical e pelo estabelecimento de uma escola neutra que respeitasse as idéias individuais.
A conseqüência disso foi inevitável. Em 14 de janeiro de 1882, uma Loja do Grande Oriente de França, denominada "Les Libres Penseurs", no Oriente de Pecq, uma pequena cidade a oeste de Paris, iniciou a Srta. Maria Deraismes. Para tal, esta Loja nº 13 se proclamou independente da Obediência masculina "La Grande Loge Symbolique Ecossaise", da qual já estava separada há vários meses (do outono de 1881 ao verão de 1882).
Onze anos mais tarde, em 04 de abril de 1893, Maria Deraismes e Georges Martin, maçom de alta reputação, criam em Paris a primeira Loja Maçônica Mista. Desta "Loja Mãe" nascerá a Grande Loge Symbolique Ecossaise "Le Droit Humain", posteriormente ampliada num Supremo Conselho Internacional, que resultará, então, na criação da Ordem Maçônica Mista Internacional "Le Droit Humain", estabelecendo em definitivo a igualdade iniciática do homem e da mulher.
Maria Deraismes morre em 06 de fevereiro de 1894, e a tarefa de organizar e desenvolver "Le Droit Humain" recai sobre o Dr. Martin. Seu entusiasmo o conduzirá além das fronteiras, das etnias, das religiões e das culturas, e ele funda rapidamente Lojas fora da França: na Suíça e na Inglaterra.
A ORDEM se espalha pela Europa antes de se disseminar em outras partes do mundo.

SÍNTESE

A Ordem Maçônica Mista Internacional "Le Droit Humain" é uma instituição iniciática, filosófica, laica e filantrópica, que tem por missão trabalhar para o desenvolvimento e o progresso da Humanidade.
No plano individual, busca promover o progresso do valor individual, sem a imposição de dogmas e sem a necessidade de abandonar sua cultura ou ideais religiosos.
No plano grupal, trabalha para unir homens e mulheres que aprovam uma espiritualidade humanista, e que respeitem suas diferenças culturais e individuais.
"Le Droit Humain" foi edificada sobre um sonho maravilhoso, o de unir a humanidade apesar de todas as barreiras, etnias, geopolíticas, religiões e culturas.

Link para o site da federação maçônica mista internacional le droit humain no brasil

13 comentários:

  1. Respostas
    1. Sim, visite a pagina deles para ver a listagem de lojas.

      Excluir
  2. Ola meu amigo Reinaldo, em são paulo possuímos algumas loja da Ordem maçônica mista internacional dos Direitos Humanos, porem, para conhecer uma loja proximo da sua casa, bata voce entrar no site da ordem, ver onde tem uma loja mais proxima e enviar um formulario, pelo proprio site, no link como se torna maçon! basta acessar o site pelo link http://www.droit-humain.org.br/website , Bom Final de semana, T.'.F.'.A

    ResponderExcluir
  3. Meu Ir.'. novamente dou-lhe os Tr.'. Parabéns, pela iniciativa desta linda P.'. de A.'.. T.'.F.'.A.'., a você e todos os IIr.'. espalhados no Orb.'. Ter.'.

    Ir.'. C.'.Maç.'. Leopoldo, Or.'. de Taquaritinga SP.GLOMMESP





    ResponderExcluir
  4. Meu irmão, preciso do contato do Supremo Conselho da Draoit-Humain

    ResponderExcluir
  5. LOJAS MISTAS?! PARA UM MAÇOM INICIADO EM UMA LOJA REGULAR, ISSO É UMA VERGONHA, NAO EXISTE LOJA MISTA, E SIM MAÇONS INICIADOS E POR ALGUM MOTIVO FORAM CONVIDADOS PARA RETIRAR-SE DA ORDEM E VIERAM A MONTAR LOJA MISTA PARA AFRONTAR TODOS OS MAÇONS. A MAÇONARIA É EXCLUSIVAMENTE DE HOMEM, NÃO PODE TER MULHER. MAÇONARIA MISTA, É A MESMA COISA QUE ESTAR VENDENDO A ENTRADA PARA ORDEM, FICA UMA PERGUNTA! PORQUE LOJA MISTA NAO É RECONHECIDA POR NENHUMA POTENCIA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Anônimo??????????
      Estamos no século XXI,,,, Loja Mista ou Loja Feminina não afronta a maçonaria masculina.
      Quanto a sua afirmação sobre não poder a mulher ser maçom, creio que o Sr. Anônimo deve ter uma explicação para tal, e sinceramente gostaria de saber qual é? Responda-me. E depois farei minha argumentação.
      T.'.F.'.A.'.

      Excluir
  6. Sr. Anonimo... Creio que suas afirmações estão erradas a respeito do que e a maçonaria, no que diz respeito a regularidade maçônica, somos irmãos e como tal somos reconhecidos, minha potencia e regular assim como as demais, você acha que o Grande Arquiteto do Universo, quando passarmos ao oriente eterno ele vai perguntar qual a sua potencia ou vai indagar sobre as obras realizadas aqui na terra?????T.`.F.`.A

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Ir.'. Sou aprendiz e cada dia admiro a filosofia da ordem mundial. Isso é para escolhido a dedo, sou de guarulhos sp.eu procurei a me profundar na maçonaria alguns leigos tem uma visão negativa .mas eu mesmo não perco tempo em conversar com ignorantes na questão de saber o que é mas mesmo ter a visão negativa, sou muito feliz por ter ir.'. Em todos os lugares com respeito.

    Quero manter contato que é sempre bem vindo obter conhecimento
    Meu email rodrigo.poderoso01@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. LOJA MISTA ERA SÓ O QUE FALTAVA (SERÁ O BINIDITO?) GRAÇAS AO MEU DEUS AMADO E IDOLATRADO (JÁ) (BUL) (ON) ESTOU VACINADO CONTRA ESTAS PSEUDOS LOJAS MISTAS. ATÉ A SOLA DO MEU SAPATO É DO GÓB.

    ResponderExcluir
  9. " A MAÇONARIA É UMA INSTITUIÇÃO DE HOMENS E MULHERES LIVRES E DE BONS COSTUMES, ESSA FRASE PARA OS PROFANOS TALVEZ NÃO EXPLIQUE ABSOLUTAMENTE NADA, MAS PARA UM OBREIRO ATENTO E DEDICADO A SUA LOJA, EXISTE UM SIGNIFICADO MAIS PROFUNDO, POIS A MAÇONARIA É CONSTITUÍDA DE HOMENS E MULHERES DE LIVRES PENSAMENTOS E AÇÕES JUSTAS, POIS O MAÇOM NÃO E BOM NEM MAL É APENAS JUSTO, NA ORDEM NÃO EXISTEM AMARRAS OU DOGMAS QUE POSSAM CONSTITUIR UMA PRISÃO AO PROGRESSO DO VERDADEIRO IRMÃO, O MAÇOM QUE ENTENDE A TRÍADE MAÇÔNICA: LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE, COMO A HABITO DE UMA VIRTUDE, TÃO BEM DEFINIDA, E ILUSTRADA POR SEUS SÍMBOLOS E RITUALÍSTICAS, ELA PROCURA DESENVOLVER AS POTENCIALIDADES E VIRTUDES QUE LEVAM AO RECÉM INICIADO, A BUSCAR O APERFEIÇOAMENTO MORAL, INTELECTUAL E ESPIRITUAL." QUEM SABE O SR ANÔNIMO, NOSSO IR. PUDESSE ESTUDAR UM POUQUINHO E OLHAR A VERDADE SOBRE UM OUTRO PRISMA? Pelo que me conste o UNIVERSO é feito de HOMENS E MULHERES. O que adiante a tríade: LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE?
    Onde você aplica isto em sua vida?
    Meu abraço fraternal - Dilma Castro

    ResponderExcluir
  10. OLÁ!
    Um maçom me disse que vou receber um convite para entrar na Ordem. Sou mulher... É verdade que a Maçonaria Mista nao é reconhecida pelas Potências? SOU Manca. Também já ouvi dizer que a Maçonaria só aceita pessoas fisicamente perfeitas.. Então por que esse membro maçom disse que eu interessaria?
    Desculpe a ignorância, mas preciso perguntar para saber se devo esperar mesmo o convite.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Fui iniciado na Mista, estou sem Loja queria ter uma chance de vir a desenvolver o meu aprendizado em uma de vossa loja, será que terei esta oportunidade? TFA 11 993200595

    ResponderExcluir