quarta-feira, 16 de abril de 2014

.`.Tri ponto Maçônico em Documentos e Assinaturas de Maçons.`.:....



Nós, maçons, utilizamos após algumas letras três pontos em forma triangular. Essa maneira de pontuar é adotada principalmente como uma forma de abreviação de palavras de uso constante.
Inicialmente, sobre o tema é importante destacarmos que o emprego dessa abreviatura não pode ser indiscriminado, devendo obedecer algumas regras, quais sejam:
A) A tripontuação somente deve ser utilizada como abreviatura após a letra inicial de uma palavra, quando esta palavra não pode ser confundida com outra;
B) Havendo essa possibilidade é preferível utilizar-se a primeira sílaba ou as primeiras letras, como p. ex. Apr.’., para evitar a confusão com Altar, Arquiteto, etc.;
C) Todavia existem palavras consagradas pelo uso que podem não obedecer à regra acima, p. ex Mestre que é abreviado simplesmente como M.’.;
D) Ao tempo que, quando são abreviadas várias palavras, em regra, deve ser empregada apenas a inicial de cada;
E) Por fim, o plural das palavras faz-se dobrando a primeira letra. Em relação à origem desse sinal temos que os povos antigos já utilizavam a linguagem abreviada. Por exemplo, Xenofontes1, servia-se de signos particulares para reter o conhecimento das palavras proferidas por Sócrates. As abreviaturas eram tão comuns nos manuscritos do século VI que o Imperador Justiniano foi obrigado a proscrevê-las.
Do mesmo modo, a partir do século X, as abreviações eram tão utilizadas que em 1304, Filipe O Belo, rei da França, publicou uma ordenação para proibir em atas notariais e nos autos jurídicos o uso de abreviaturas. Os três pontos utilizados na maçonaria têm, portanto, sua origem nas abreviaturas, tradição antiguíssima que foi trazida até nós ao longo dos anos. Dessa forma, inicialmente, o emprego da abreviatura em documentos maçônicos deve ter sido sugerido pela preocupação como segredo. 1 historiador grego, século V a. C. Entretanto, posteriormente a sua origem, os três pontos passaram a ser relacionados a outros símbolos maçônicos, recebendo interpretações esotéricas e começaram a ser usados na assinatura dos Maçons.
Assim, os três pontos tornaram-se, um símbolo maçônico, o símbolo da DISCRIÇÃO, o que constantemente é trazido à lembrança de nós maçons no momento em que apomos nossas assinaturas em qualquer documento.
Ao mesmo tempo em que os três pontos, na forma de triangulo eqüilátero, produzem o triangulo, primeira figura das superfícies geométricas e aquela de deu origem a trigonometria, base de todas as medidas. Os simbolistas dão ao triangulo a idéia de eternidade ou de Deus, sendo que os três ângulos significam para eles Sabedoria, Força e Beleza atributos de Deus.
Esse símbolo pode representar também o Sal, o Enxofre e o Mercúrio que, segundo os hermetistas2, eram os princípios da obra de Deus, ou ainda, representa as três fases da revolução perpétua: nascimento, vida e morte.
Nesse sentido o triangulo, a mais simples das figuras geométricas, tornou-se a representação gráfica da idéia ternária a qual está ligada a: (i) pai, mãe e filho; (ii) passado, presente e futuro; (iii) dia, noite e aurora; (iv) sentir, pensar e agir; (v) vontade, sabedoria e inteligência. Destaca-se ainda a existência de centenas de ternários.
Nos ensinamento de Octaviano de Meneses Bastos: “Três são os pontos que o neófito deve se orgulhar de apor ao seu nome… Esses três pontos… são um dos nossos emblemas mais respeitáveis. Eles representam todos os ternários conhecidos e especialmente as três qualidades indispensáveis ao Maçom: Amor, Vontade e Inteligência…. Vêse pois, que todo Maçom que quiser ser digno desse nome deve cultivar igualmente essas três qualidades, representadas pelos três pontos que apõem ao seu nome…” 2 O hermético é o conjunto de convicções filosóficas e religiosas, baseado nos escritos atribuídos a Hermes Trimegisto.
Ainda, e finalizando, o número três acha-se intimamente ligado ao Aprendiz por intermédio do simbolismo constante das viagens, da marcha, da idade, entre outros, constantes desse grau.
Ao colocar os três pontos após o seu nome, a Maçonaria pretende relembrar cada maçom dos compromissos assumidos no dia de sua Iniciação, em particular, do juramento prestado.
Concluímos assim que a abreviação tripontuada continha, originariamente, a idéia subjetiva de segredo e, posteriormente, adquiriu uma simbologia profunda e muito interessante.
Enviado pelo Ir.’. Rafael Luiz Ceconello M.’.M.’.
ARLS Fraternidade Universitária “Luz do Oriente”
Trabalho baseado em texto constante do livro “Estudos Maçônicos sobre Simbolismo” da lavra do irmão Nicola Aslan, editado pela Ed. A Trolha.

7 comentários: